COFFEE LAB – UM LABORATÓRIO DE CAFÉ EM SÃO PAULO

Máquina de torrefação do Coffee Lab
Máquina de torrefação do Coffee Lab

O paulistano é um povo que gosta de café. Tanto, que é comum um encontro casual terminar com um: vamos marcar um café? Ou: me liga para tomarmos um café? Não sei se pela história do estado de São Paulo com a produção cafeeira ou pela pausa na correria do dia a dia que a bebida proporciona, mas é fato que um cafezinho faz parte da rotina do paulistano.

Por conta disso, a cidade possui muitos cafés que extraem uma bebida de qualidade e a servem com acompanhamentos saborosos. Mas, nada se compara ao cuidado que o grão recebe no Coffee Lab – café localizado na badalada Vila Madalena, que pode ser considerado a Meca da bebida em São Paulo.

O Coffee Lab existe desde 2011 pelas mãos da premiada barista Isabela Raposeiras, que comanda o local com todo o respeito pelo seu principal ingrediente – “O Coffee Lab é um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, focado em micro lotes com características singulares, responsabilidade eco-social e rastreabilidade do pé ao pacote”, o texto tirado do site da casa já explica muita coisa.

E laboratório é uma boa palavra para descrever o Coffee Lab – até o processo de torrefação é feito na própria casa. O ambiente único engloba cozinha e salão, o que possibilita visualizar o trabalho dos baristas e nos dá a sensação de estarmos mesmo em um laboratório. E o aroma? Ao entrar no Coffee Lab o cheiro de café fresco é de fazer tremer as pernas de um apreciador da bebida.

No dia da nossa última visita (sim! Já estivemos por lá váááárias vezes) provamos o cappuccino, que eu acho o melhor de São Paulo e uma forma diferente de extração de café, o Clever, um café coado, que passa antes por um processo de infusão que deixa a bebida mais intensa – o Fábio, que é daqueles que toma café puro e sem açúcar, gostou, mas prefere o bom e velho coado.

Café coado acompanhado de biscoito de polvilho - delícia!
Café coado acompanhado de biscoito de polvilho – delícia!

Além de beber o café, no Coffee Lab você poderá comê-lo em forma de um delicioso brigadeiro ou de um sagu cozido no café, com creme de baunilha orgânica e uma base de bolo de limão – no dia em que provamos esse doce, o creme de baunilha estava sensacional misturado ao sagu com o gostinho de café, já o bolo de limão que vem no fundo do copinho eu achei desnecessário, mas não chega a prejudicar a delicadeza e sabor da sobremesa.

Se já não fosse suficiente oferecer todas as experimentações e sensações que o grão pode proporcionar, o Coffee Lab tem também cursos para formação de baristas e vários produtos para que os interessados possam tomar um bom café em casa, como a melhor seleção de grãos, que podem ser moídos na hora (difícil sair de lá sem o famoso pacotinho branco), além de coadores, moedores de café portáteis, livros sobre o tema, canecas, entre outras coisas.

coffee lab5_web
Cappuccino cremoso – na minha opinião, o melhor da cidade


Tomar um cafezinho no Coffee Lab não é só isso – é passar por uma experiência sensorial que aguça todos os sentidos e faz a felicidade de qualquer apaixonado por café.

Coffee Lab – Rua Fradique Coutinho, 1340 – V. Madalena
Fone: (11) 3375-7400
Site: www.coffeelab.com.br

Deixe uma resposta