POMODORI – COZINHA DE AUTOR COM UM TOQUE DE DELICADEZA E MODERNIDADE

Vieiras grelhadas sobre creme de mandioquinha - entrada impecável!
Vieiras grelhadas sobre creme de mandioquinha – entrada impecável!

O restaurante Pomodori, localizado no Itaim, passou por reforma, assinada pelo arquiteto português Tiago Lambuca, e foi reaberto há, aproximadamente, um mês e meio. Aproveitamos a novidade e escolhemos o local para o jantar do meu aniversário. Sim! Minha expectativa era alta.

A cozinha do restaurante italiano é conduzida pela chef Tássia Magalhães – uma menina com mãos de ouro que, apesar da pouca idade e do jeitinho de boneca, mostra que sabe o que faz e muito bem.

O ambiente do Pomodori é bastante clássico e até sério demais para uma chef tão novinha. O atendimento é impecável, cordial e muito atento.

Mas, vamos ao que interessa, aos pratos! A coisa toda já começa em alto nível, com o couvert – pães de fermentação natural, manteiga amendoada e compota artesanal. Os pães estavam excelentes, saborosos, quentinhos e frescos.

O cardápio é dividido em menu autoral e menu clássico. Há, ainda, uma opção de menu degustação, com pratos sugeridos pela chef. Escolhemos o menu clássico e a nossa entrada foi Vieiras grelhadas sobre creme de mandioquinha, cobertas por emulsão de manteiga e limão-siciliano. As vieiras estavam perfeitamente cozidas e combinavam muito bem com a doçura da mandioquinha. Delícia!

Resolvi seguir no tema “mar” e pedi como principal o Raviolini de lagostim acompanhado de camarões, fava verde, gengibre e trufas ao molho bisque. Além da massa muito delicada, o recheio, o molho e os acompanhamentos estavam em perfeita harmonia. Além de saboroso, muito equilibrado.

Raviolini de lagostim com camarões ao molho bisque - a delicadeza da chef fica presente em casa garfada
Raviolini de lagostim com camarões ao molho bisque – a delicadeza da chef fica presente em cada garfada

O prato do Fábio foi o Nhoque de ricota fresca com creme de queijo taleggio, cogumelo Portobelo, lardo de colonata e pimenta preta. O nhoque de ricota era muito delicado e fazia a base perfeita para os acompanhamentos mais fortes, o que resultou em um prato intenso. O lardo de colonata veio bem pouquinho e o marido só me deixou provar porque era meu aniversário.

Nhoque de ricota fresca com creme de taleggio - equilibrado e saboroso
Nhoque de ricota fresca com creme de queijo taleggio – equilibrado e saboroso

No momento sobremesa provamos duas opções bem distintas – eu fui de Torta de banana com doce de leite, canela e sorvete de iogurte e o Fábio foi de bolo de chocolate amargo AMMA recheado de brigadeiro e coberto com uma ganache de chocolate – essa opção não está no cardápio, mas nos foi sugerida pelo garçom – deve ser um dos carros-chefes da casa, com certeza.

As avaliações são as seguintes – a torta de banana estava muito saborosa, mas a sobremesa como um todo eu achei um pouco doce demais. O sorvete de iogurte ainda dá uma quebrada na doçura, mas eu achei um pouco enjoativo. E olha que sou formiga, hein?

Torta de banana com doce de leite, canela e sorvete de iogurte - um pouco doce demais para o meu paladar
Torta de banana com doce de leite, canela e sorvete de iogurte – um pouco doce demais para o meu paladar

Agora, a sobremesa do Fábio era simplesmente espetacular! Bolo úmido feito com um chocolate para lá de saboroso e coberto com uma ganache incrível. Uma explosão chocolatuda na boca! Ele até me ofereceu para trocarmos, já que era meu aniversário. Mas fui educada e só provei dois pedacinhos.

Bolo de chocolate que bem poderia chamar loucura chocolatuda - sim! ela é tão gostosa quanto a foto demonstrar ser
Bolo de chocolate que bem poderia chamar escândalo de chocolate – sim! ele é tão gostoso quanto a foto demonstra ser

O café Orfeu, acompanhado de petit fours, fecha a refeição com maestria. Resumo da história – o Pomodori foi uma belíssima escolha para um jantar de aniversário, do princípio ao fim. A chef Tássia está no caminho certo e mostra que o amor pela cozinha pode começar bem cedo.

Pomodori – Rua Dr. Paes de Barros, 534 – Itaim
Fone: (11) 3168-3123
Site: www.pomodori.com.br

Deixe uma resposta