Muffin de maçã com crumble de morango e amêndoas

DSCF4843

O muffin é um bolinho fofinho e gostoso para acompanhar um café. Ao contrário do cupcake, o muffin não leva uma cobertura de creme ou mesmo recheio, o que o deixa menos doce e com sabor acentuado. Essa receita, que é do livro Quando Kate Cozinha (ed. Panelinha), além de muito saborosa, tem o poder de perfumar toda a casa enquanto está no forno. Para ser bem sincera, ainda não cheguei no meu muffin perfeito, porque gostaria que ele tivesse um topo bem estufadinho, mas farei novos testes e, se tudo der certo, volto aqui para complementar esse post.

De qualquer forma, resolvi dar a receita, porque o bolinho fica mesmo muito saboroso – vale a pena!

– Ingredientes:

185g de farinha de trigo;

65g de farinha de amêndoas;

130g de açúcar refinado;

3 colheres (chá) de fermento em pó;

1 ½ colher (chá) de canela em pó;

Raspas de 1 limão siciliano;

½ colher (chá) de sal;

2 colheres (chá) de extrato de baunilha;

180ml de água morna;

120g de manteiga sem sal, derretida e fria;

2 ovos;

1 maçã sem casca, cortada em cubinhos (eu gosto da maçã verde por ser mais firme e azedinha);

Morangos cortados em quatro;

Amêndoas laminadas e levemente tostadas ou noz pecã picadas;

Açúcar mascavo a gosto.

– Modo de Preparo:

Derreta a manteiga e reserve para que esfrie. Preaqueça o forno a 180ºC.

Peneire a farinha de trigo e misture-a com a farinha de amêndoa, o açúcar refinado, o fermento, a canela, as raspas de limão e o sal, em uma tigela. Reserve.

Em outra tigela, misture os ovos levemente batidos, o extrato de baunilha, a manteiga derretida e fria e a água morna. Junte os ingredientes secos aos molhados, mexa bem com uma colher de pau e, por último acrescente as maçãs picadas e misture delicadamente. Cubra a vasilha com papel-filme e leve à geladeira por, pelo menos, uma hora. Se quiser, pode fazer a mistura em um dia para finalizar e assar no dia seguinte.

Misture os ingredientes secos aos úmidos e, por último as maçãs,
Misture os ingredientes secos aos úmidos e, por último, as maçãs

Quando tirar a mistura da geladeira, coloque-a em forminhas de cupcake/muffin forradas com forminhas de papel. Em cada orifício, coloque a massa até ¾ de sua capacidade. Com a massa nas forminhas, coloque os pedaços de morangos e nozes ou amêndoas em cada bolinho. A quantidade varia de acordo com o gosto de cada um – uma dica – o morango dá um gostinho delicioso para os bolinhos, pode abusar.

A mistura de morango, nozes e açúcar mascavo dá um acabamento todo especial ao muffin
A mistura de morango, nozes e açúcar mascavo dá um acabamento todo especial ao muffin

Cubra cada bolinho com açúcar mascavo, na quantidade que desejar – a combinação do morango, amêndoa e mascavo formará uma camada crocante no bolinho.

Leve ao forno por, aproximadamente, 35 minutos. Faça o teste do palito e, quando os bolinhos estiverem assados, tire-os do forno e prepare o cafezinho.

Delícia!
Delícia!

Deixe uma resposta