Bolinho de Chuva

DSCF5427

Essa receita é mais um apanhado de dicas do que uma receita, propriamente dita. Isso porque quase todas as famílias brasileiras têm seus segredos para um bom bolinho de chuva, desde as avós até às mães, que guardam aqueles caderninhos antigos e cheios de receitas deliciosas.

A minha versão de bolinho de chuva me apareceu da forma mais inusitada possível – veio em um pano de prato! É verdade…essa receita foi encontrada como ilustração de um pano de prato, mas dá muito certo.

O bolinho de chuva é beeem simples de fazer. Na verdade, o mais importante é a temperatura do óleo na hora de fritar. Óleo muito quente doura o petisco por fora, mas o deixa cru por dentro. Óleo muito frio encharca o bolinho. O ideal é manter o fogo de médio para baixo e prestar atenção na fritura. Também não faça porções muito grandes da massa – quanto maior o bolinho, mais difícil deixá-lo com a textura perfeita.

Uma outra dica que testei recentemente e achei interessante é colocar os bolinhos para escorrer em uma grade, com uma assadeira embaixo, antes de colocá-los no papel-toalha. Eles ficam muito sequinhos e crocantes.

Vamos à receita? Então, prepare a xícara de chá e mãos à obra.

– Ingredientes:

1 ½ xícara de farinha de trigo;

½ xícara de açúcar refinado;

1 pitada de sal;

1 ½ colheres (chá) de fermento em pó;

½ xícara de leite;

1 ovo

1 colher (chá ) de extrato de baunilha.

– Modo de Fazer:

Peneire os secos e misture-os bem. Adicione o ovo, o leite, a baunilha e mexa até que a massa fique homogênea. A massa do bolinho de chuva é mais firme que a massa de bolo, por exemplo. Quando chegar nessa textura e estiver bem lisinha, está pronto.

A massa do bolinho fica bem densa
A massa do bolinho fica bem densa

Aqueça o óleo e comece a colocar as bolinhas feitas com uma colher – não se preocupe com o formato – o bolinho de chuva é um pouco irregular mesmo. Quando estiver fritando, vá jogando o óleo quente sobre os bolinhos, com uma escumadeira, antes de virá-los. A fritura ficará mais uniforme.

Frite os bolinhos em óleo não muito quente, para que não fiquem crus no meio
Frite os bolinhos em óleo não muito quente, para que não fiquem crus no meio

Deixe escorrer o óleo em uma grade e passe-os para uma vasilha forrada com papel-toalha. Faça uma mistura de açúcar com canela e passe os bolinhos, um a um. Sirva-os quentinhos.

Deixe-os escorrer na grande antes de colocá-los sobre o pape-toalha. Isso faz com que os bolinhos fiquem ainda mais sequinhos
Deixe-os escorrer na grande antes de colocá-los sobre o pape-toalha. Isso faz com que os bolinhos fiquem ainda mais sequinhos

Um comentário em “Bolinho de Chuva

Deixe uma resposta