A CASA DO PORCO – BEM-VINDO À PORCOLÂNDIA

O chef Jefferson Rueda em ação, na novíssima A Casa do Porco
O chef Jefferson Rueda em ação, na novíssima A Casa do Porco

Que me perdoem os vegetarianos, mas hoje o papo aqui é com os admiradores de uma boa carne de porco. Abriu neste mês de outubro, A Casa do Porco, restaurante/ bar do chef Jefferson Rueda. O restaurante tem como principal objetivo oferecer pratos elaborados com o delicioso porco, from nose to tail (do nariz ao rabo), ou seja, o porco é aproveitado em sua totalidade, em pratos que unem sabor, textura e um leve toque de sofisticação.

Rueda, que é de São José do Rio Pardo, onde aprendeu a ser açougueiro, não esconde seu lado caipira, que fica muito evidente em suas receitas. Por outro lado, o chef já passou por restaurantes refinados de São Paulo, como o Pomodori e o Attimo – a mistura disso? Uma cozinha primorosa que une sabor intenso, texturas, memória afetiva e linda apresentação dos pratos.

Algumas dicas são necessárias para que a experiência no novo point gastronômico da cidade seja a melhor possível. O ideal é ir de metrô, pela rapidez e a facilidade de acesso – A Casa do Porco fica a poucos metros da estação República (linha vermelha ou linha amarela), mas se preferir o carro, há um estacionamento bem ao lado.

A casa lota, não tem jeito. No dia da nossa visita, chegamos para o almoço, por volta de 13h e a espera foi de aproximadamente uma hora e meia. Por tudo o que ouvimos, até que demos sorte! O funcionamento começa às 12h e às 11h30 já tem fila na porta, chegue cedo! Em um balcão virado para a rua, a Casa do Porco oferece lanches, de porco e vegano, e a incrível porcopoca, um torresmo com especiarias tão sequinho e saboroso, que dá vontade de comer aos montes, controle-se! Porém, como belisquete para o tempo de espera, é sensacional.

A deliciosa porcopoca!
A deliciosa porcopoca!

Quando, finalmente, conseguir uma mesa, aproveite! O cardápio tem de tudo um porco (desculpe, mas não resisti à piadinha infame),  bolonhesa de porco, arroz de suã, pé de porco, carré de porco, entre outras delícias – uma visita é pouco para conhecer a cozinha do chef Rueda.

O ambiente é bem informal e o atendimento muito atencioso. A cozinha é aberta, onde é possível ver o chef em ação e os dois fornos a lenha onde os porcos desossados são assados inteiros. O salão é comandado pela esposa de Jefferson, Janaína Rueda, que fica sempre atenta às mesas. Janaína é dona do bar D. Onça, que fica bem próximo à Casa do Porco, no famoso prédio do Copan – e viva o centro de São Paulo!

Ambiente agradável e descolado - um oásis no centro velho de São Paulo
Ambiente agradável e descolado – um oásis no centro velho de São Paulo

Depois de provarmos a viciante porcopoca, começamos o almoço pelo croquete de porco – bolinho que mistura a suculência da carne com a crocância da fritura e vem acompanhado de mostarda feita na casa e molho picante – combinação sensacional.

Os saborosíssimos croquetes de porco. Destaque para a mostarda feita na própria casa
Os saborosíssimos croquetes de porco. Destaque para a mostarda feita na própria casa

Para os principais, o Fábio pediu o Porco 5 versões, composto por medalhão com bacon, pancetta, costelinha, linguiça e codeguim (linguiça cozida de carne e couro de porco) , acompanhados de purê de abóbora – além de lindo, o prato é incrível pela diversidade de texturas e sabores que os diferentes cortes do porco proporcionam.

5 versões de uma estrela: o porco
5 versões de uma estrela: o porco

Eu fui de massa à bolonhesa de porco. A massa, feita na casa, estava bem al dente e o molho, apesar de saboroso, na minha opinião, precisava de um pouco mais de sabor de porco, talvez uma pancetta frita para finalizar desse um toque interessante.

Bolonhesa de porco. Dá vontade de substituir o queijo por pancetta crocante...
Bolonhesa de porco. Dá vontade de substituir o queijo por pancetta crocante…

Um dos clássicos de Rueda é o Porco a San Zé – pedaços de porco assado com pele crocante, acompanhado de tutu de feijão, tartar de banana, couve e farofa, mas esse fica para a próxima visita.

O porco assado inteiro é um dos grandes atrativos da casa
O porco assado inteiro é um dos grandes atrativos da casa

As sobremesas ficam a cargo da chef patissière, Saiko Izawa. Provamos a inusitada chocolate, café e passas ao rum – sim! Ela vem descrita assim no cardápio – quando chega à mesa a sobremesa vem servida em um copo alto e é composta por crocante de castanha do Pará, misturado às passas ao rum, com um creme de chocolate e caramelo, coberto por um chantilly de café e salpicado por um farelo de bolo de chocolate amargo – uma gordice deliciosa.

Eita gordice! Chantilly de café, crocante de castanha do pará, caramelo, chocolate, passas ao rum, bolo de chocolate...
Eita gordice! Chantilly de café, crocante de castanha do pará, caramelo, chocolate, passas ao rum, bolo de chocolate…

Para encerrar, o café é da marca Martins, que desenvolveu um blend para a casa, servido no método coado. Para quem preferir, há também, o tradicional café expresso da marca Senhor Expresso, de São José do Rio Pardo.

A Casa do Porco é um lugar imperdível para os admiradores da boa mesa – comida impecável, variedade no cardápio, ambiente informal e o chef o tempo todo na cozinha – o cliente ainda ganha de brinde uma visita ao nostálgico centro de São Paulo.

A Casa do Porco
Rua Araújo, 124 – Centro
Fone: (11) 3258-2578

Um comentário em “A CASA DO PORCO – BEM-VINDO À PORCOLÂNDIA

Deixe uma resposta