Brownie de chocolate meio amargo com macadâmias

O brownie é uma versão americana de bolo de chocolate, que tem como diferencial sua textura, que deve ser sequinha e crocante por fora e macia por dentro. A receita é bem fácil, o mais complicado é alcançar o ponto certinho – se ele ficar muito tempo no forno passará do ponto e perderá essa consistência cremosa, e se não ficar o tempo suficiente, acabará cru.

Não conheço uma regra muito clara para acertar o ponto do brownie, mas fique atenta aos sinais – depois de uns 20 minutos de forno, se a casquinha já estiver durinha e craquelando, provavelmente seu brownie está pronto. Faça o teste do palito e ele sairá meio sujo, mas certifique-se de que a massa não esteja mole demais, ou seja, crua.

Tire o brownie do forno e espere que ele esfrie completamente – segure a ansiedade! Mesmo que você prefira comê-lo morno, espere que esfrie, corte e coloque por uns minutos no forno. O brownie pode ser servido com sorvete ou creme de chantilly e será uma sobremesa deliciosa para qualquer ocasião.

– Ingredientes:

200g de manteiga sem sal;

170g de chocolate meio amargo;

3 ovos;

1 xícara (chá) de açúcar;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

3 colheres (chá) de fermento em pó;

170g de macadâmias (ou nozes).

– Modo de Fazer:

Toste as macadâmias levemente e corte-as grosseiramente. Reserve.

Pique o chocolate e derreta-o, em banho-maria, juntamente com a manteiga. Reserve para que esfrie bem.

DSCF5485
Comece derretendo o chocolate, para que ele possa esfriar bem antes de ser adicionado ao restante da receita

Preaqueça o forno a 180ºC. Prepare a forma, com papel-manteiga untado, para que o brownie não grude. Aliás, aqui cabe uma dica – se você tem o hábito de fazer cookie, brownie, biscoitos em geral, suspiro – vale a pena investir em um utensílio chamado silpat, que nada mais é que um tapetinho de silicone, que você usa na forma, no lugar do papel-manteiga. É uma maravilha e faz com que esse tipo de preparação desenforme com a maior facilidade do mundo.

Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó e os misture com a macadâmia tostada e picada. Reserve.

DSCF5488
Misture as macadâmias, levemente tostadas, com a farinha e o fermento. Se preferir, substitua-as por nozes, por exemplo

Bata os ovos e o açúcar, em uma batedeira, em velocidade de média para alta até que a misture fique um creme esbranquiçado e fofo. Desligue a batedeira e acrescente o chocolate derretido com a manteiga, mexendo delicadamente com uma espátula. Na sequência, incorpore a mistura de farinha, fermento e macadâmias, aos poucos, mexendo devagar.

DSCF5500

Espalhe bem a massa na assadeira e leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos. Quando a casquinha estiver formada e o palito sair levemente sujo, seu brownie está pronto. Deixe que esfrie completamente.

DSCF5505
O tapetinho de silicone é ótimo para evitar que o brownie grude na assadeira

Outra dica – Se você preferir um sabor mais amargo e intenso de chocolate, acrescente duas colheres de sopa de cacau em pó 100%.

DSCF5523
Combinação perfeita com um sorvete de morango – delícia de sobremesa

 

Deixe uma resposta