OSTERIA DEL PETTIROSSO – UM REFÚGIO DA COZINHA ROMANA EM SÃO PAULO

Lá no finalzinho da Alameda Lorena, quase esquina com a Av. Rebouças, está a Osteria Del Pettirosso, um restaurante aconchegante e com ares de cantina italiana, que se destaca, principalmente, pela qualidade dos pratos preparados pelo chef romano, Marco Renzetti.

O chef demonstra grande preocupação com os ingredientes usados na casa, que são em grande parte produzidos ali, de maneira artesanal. Isso vale para as massas, pães, salumeria e até para o mascarpone. E todo esse cuidado se reflete na mesa – os pratos do Pettirosso são impecáveis – massas no ponto perfeito, molhos encorpados, sabores intensos. Esqueça as massas em travessas gigantescas e afogadas em molho pesado e gorduroso encontradas em muitas cantinas de São Paulo.

O salão comandado pela brasileira Erika Andrade, esposa do chef, tem serviço cordial e muito atento. Com relação à espera, nas duas visitas que fizemos, sempre no almoço e aos finais de semana, não tivemos problemas – foi chegar e sentar.

Entre as entradas provamos a polenta ao molho de costela suína, linguiça toscana e tomate fresco – o molho estava delicioso e a polenta bem suave, o que faz um belo contraste. A polenta tem consistência mais firme, de corte mesmo. Estava muito boa, mas ficamos pensando se aquele molho maravilhoso estivesse em uma polentinha mole, bem quentinha, como seria gostoso. Mas isso é só uma questão de gosto – o prato, ainda assim, estava ótimo.

DSCF55102
Polenta com molho de costela suína e linguiça para iniciar os trabalhos

Para os principais eu pedi o sensacional risoto com ragu de coelho e lardo italiano e posso dizer que esse foi um dos melhores risotos que já comi na vida. O prato é feito com o arroz vialone nano, que mantem a textura al dente, porém deixa o risoto bem cremoso, sem a necessidade de excesso de manteiga ou queijo. O ragu de coelho, de sabor marcante, é complementado pelo delicado lardo italiano, produzido na Toscana. Se você gosta de risoto, guarde esse pedido para quando visitar a Osteria del Pettirosso – vale muito a pena.

DSCF4978
O maravilhoso risoto com ragú de coelho e lardo – ponto perfeito e sabor intenso

O Fábio foi de um dos maiores clássicos italianos, tonnarelli alla carbonara, no qual a massa fresca e artesanal recebe um encorpado e delicioso molho feito com ovo, queijo pecorino e pancetta. Existem muitas variações e adaptações desse prato no Brasil, mas no Pettirosso, o chef faz a versão original, usando o ovo inteiro e não só a gema. Renzetti explica que a clara tem a função de dar corpo ao molho e aderi-lo à massa, já a gema com o queijo deixam o molho aveludado e untuoso. A pancetta bem frita dá crocância e um sabor incrível ao prato.

DSCF4975
Tonarelli alla Carbonara – molho cremoso feito com o ovo inteiro, como manda a o original italiano

E já que estamos falando de clássicos, a sobremesa só poderia ser um belíssimo tiramisù. Os elementos como o mascarpone e o biscoito do tipo inglês são feitos na casa e fazem toda a diferença na receita. A sobremesa é delicada e saborosa. Há ainda a versão de tiramisù com frutas vermelhas, que também é gostosa, mas aí já não é tiramisù, fica mais para um pavê muito bem feito.

DSCF5517
Tiramisù – mascarpone e biscoito inglês usados na receita são feitos na casa – sobremesa leve e muito saborosa

De segunda a sexta, o restaurante tem a opção de menu executivo no almoço. A refeição inclui entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor do principal, sendo que a entrada e sobremesa mudam, de acordo com o dia.

O Pettirosso é uma excelente opção para quem quer conhecer a cozinha romana tradicional ou para quem quer matar a saudade da culinária da capital italiana.

Osterial Del Pettirosso
Al. Lorena, 2155 – Jardins
Fone (11) 3062-5338/3062-4531
Site: www.pettirosso.com.br

Deixe uma resposta