Bolo Natalino de frutas secas

DSCF5638

Com a proximidade do Natal é impossível ficar indiferente às delícias dessa época, não é? Panetone, tender, peru, rabanadas…todas essas gostosuras nos remetem à reunião de família e mesa farta.

Pensamos em dar uma receita de Natal, mas queríamos fugir dos tradicionais, até porque receitas de peru ou tender são coisas fáceis de serem encontradas na internet.

Daí, testamos a receita de um bolo de Natal com frutas secas, que fiz com cerejas desidratadas, mas você pode usar uva-passa ou qualquer outra fruta seca da sua preferência. A ideia é que esse bolo seja aquele gostinho estendido de Natal para o café da manhã do dia 26 ou para o fim do dia 25, sabe? Um perfume natalino depois de tanta comilança…rs.

Como ele é feito com açúcar mascavo e melado, o cheirinho caramelizado misturado com a fruta seca se espalha por toda a casa. Se você gostar, pode acrescentar também alguma castanha, como noz pecã ou amêndoas, por exemplo. Só não se esqueça de torrar a castanha e cortá-la grosseiramente antes de incorporá-la à massa.

Vamos à receita e um Feliz Natal com mesa farta para todos nós!!

– Ingredientes:

200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;

150g de açúcar mascavo;

200g de farinha de trigo;

1 pitada de sal;

1 ½ colher de chá de fermento em pó;

2 colheres de sopa de cacau em pó;

2 ovos levemente batidos;

2 colheres de sopa de melado (você pode usar mel, se preferir);

200g de frutas secas de sua preferência;

Raspas de um limão e suco de meio limão.

– Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC e prepare uma forma de bolo inglês (untada e enfarinhada). Peneire todos os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e cacau) e reserve. Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até que formem um creme claro e fofo.

DSCF5594
Bata bem a manteiga com o açúcar mascavo até que formem um creme bem fofo

Acrescente uma parte dos secos e continue batendo, em velocidade baixa, para que fiquem bem misturados. Acrescente os ovos batidos e o restante dos ingredientes secos. Desligue a batedeira e, com a ajuda de uma espátula, incorpore o melado, as frutas secas e as raspas e sucos de limão.

DSCF5621
As cerejas desidratadas deram um toque especial ao bolo – uma boa ideia é acrescentar alguma castanha à massa tb

Leve ao forno por, aproximadamente, uma hora – assim que o teste do palito der certo, tire-o do forno. Deixe esfriar por uns 15 minutos – desenformar bolo muito quente pode quebrá-lo. Desenforme e deixe que esfrie completamente sobre uma grade. Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

DSCF5647
Perfumado, fofinho e muuuito saboroso!

 

Deixe uma resposta