Torta de Noz Pecã – Pecan Pie

DSCF5712

Mais uma receita que pode ser uma ótima dica de sobremesa para as festas de fim de ano – afinal, a comilança ainda não acabou, não é? Ainda temos o Ano Novo pela frente…rs

Brincadeiras à parte, essa sobremesa é originária do sul dos EUA e muito tradicional em feriados como o Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day. Hoje em dia já não é tão difícil achar a noz pecã no Brasil e, logo, podemos reproduzir a receita americana, que é deliciosa.

Vamos à receita:

– Ingredientes para a massa:

100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;

½ xícara de açúcar;

2 gemas;

1 ½ xícara de farinha de trigo;

½ colher (chá) canela em pó;

1 colher (chá) de fermento em pó.

– Modo de Preparo da Massa:

Na batedeira misture o açúcar com a manteiga e as gemas e bata até formar um creme homogêneo. Peneire sobre o creme os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento e canela) e misture com as pontas dos dedos até que a massa comece a desgrudar das mãos.

DSCF5668
Misture bem a massa com as mãos para que você perceba o ponto certo – quando ela estiver bem homogênea e desgrudando facilmente dos dedos

Preaqueça o forno a 180ºC e prepare uma assadeira de uns 24cm de diâmetro, com fundo removível, untando-a e enfarinhando-a. Abra a massa sobre a assadeira e, com as mãos, vá arrumando e deixe-a bem fina sobre toda a assadeira, inclusive as laterais. O que sobrar de massa nas laterais corte com as costas de uma faca. Faça furos na massa com um garfo.

DSCF5675
Arrume a massa na assadeira, de forma que ela fique bem fina, mas que chegue em todos os cantos e nas bordas

Leve a massa ao forno por uns 10 minutos – não precisa assar demais – lembre-se que a massa voltará ao forno com o recheio. Deixe esfriar.

– Ingredientes para o recheio:

200g de noz pecã levemente tostadas;

200g de açúcar mascavo;

28g de manteiga;

200 ml de melado;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

1 colher (chá) de extrato de baunilha;

3 ovos;

1 pitada de sal.

– Modo de Preparo do Recheio:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o açúcar mascavo. Acrescente os ovos levemente batidos, o melado, a baunilha, o sal e metade das nozes cortadas grosseiramente. Misture bem e jogue essa mistura sobre a massa pré-assada. Disponha as nozes restantes sobre o recheio e leve a torta ao forno por, aproximadamente, uma hora.

DSCF5686
Misture bem os ingredientes do recheio e, por último, metade das nozes picadas

DSCF5693

DSCF5698
Coloque as nozes inteiras por cima do recheio, de maneira que formem um contorno bonito

Espere que a torta esfrie e desenforme-a.

DSCF5723
Macia por dentro e crocante por fora – se preferir, pode servi-la acompanhada de uma bola de sorvete de baunilha

Deixe uma resposta