Palha Italiana

A palha italiana, aquele docinho feito de brigadeiro e biscoito Maisena, de italiana não tem nada. O doce, provavelmente, deve ter sido inspirado no salame di cioccolato, que tem versões italiana e portuguesa, e segue o mesmo conceito da combinação do doce de chocolate com a crocância do biscoito quebrado e até algumas nozes. A nossa palha tem a bossa do brasileiríssimo brigadeiro, que deixa tudo mais gostoso.

Essa receita é da minha sogra e sempre faz sucesso nas reuniões familiares. Ela é bem simples e fica uma delícia. O legal é que em tempos de férias escolares, você pode convidar as crianças para a cozinha. Elas podem ajudar a quebrar o biscoito, por exemplo. Tenho certeza que será uma diversão.

Vamos à receita!

– Ingredientes:

1 lata de leite condensado;

1 colher (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;

150g de chocolate meio amargo;

2 colheres (sopa) de Ovomaltine;

2 colheres (sopa) mel;

1 pacote de biscoito Maisena;

açúcar de confeiteiro para polvilhar.

 

– Modo de Preparo:

Comece a receita quebrando o biscoito em pedaços pequenos, mas não deixe que ele vire uma farinha. O legal é sentir o biscoito no doce. Reserve.

DSCF5848
Que tal chamar os pequenos para ajudarem na receita, hein? Essa é uma boa hora, sem fogo ou nenhum perigo envolvido

Faça um brigadeiro normal (você pode fazer a receita que mais lhe agrada, afinal cada um tem uma receita de brigadeiro do coração, não é?). A minha versão é feita com chocolate em barra e Ovomaltine. Misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate até que este derreta e a mistura fique homogênea. Acrescente o mel e, por último, o Ovomaltine.

DSCF5856
O mel dá um toque especial ao brigadeiro – experimente!

Mexa bem.  Assim que começar a ferver, continue mexendo com o fogo baixo, até que ele fique mais firme do que um brigadeiro de colher. Desligue o fogo.

Com o brigadeiro ainda quente, adicione os biscoitos quebrados e misture-os.

DSCF5864

Forre uma assadeira com papel filme. Estique o doce na assadeira, sobre o papel filme, e aperte bem. Tampe com mais uma folha de papel filme e leve à geladeira por, aproximadamente, 12 horas.

DSCF5869

DSCF5871
Cubra a palha com papel filme e deixe na geladeira, por cerca de 12 horas

Tire o papel filme de cima e vire o doce em uma tábua. Tire o papel filme de baixo e corte a palha em quadradinhos. Passe o doce em açúcar de confeiteiro e é só atacar!!

DSCF5886
Delícia!!

 

 

Deixe uma resposta