Baci di Dama – biscoitinho italiano de amêndoa com chocolate

DSCF6019

Os baci di dama (beijos de dama) são originários da cidade de Tortona, na região italiana do Piemonte e são biscoitinhos feitos com farinha de avelã unidos por chocolate meio amargo, o que lembra lábios em um beijo.

São deliciosos e derretem na boca…como avelã no Brasil é caro e difícil de achar, fiz uma versão com amêndoa, mas acho que também pode ficar muito bom com castanha de caju, por exemplo – seria um beijinho mais brasileiro.

De qualquer forma, essa receita é bem fácil e os biscoitinhos são ótimos para acompanhar um café. Não se assuste com a textura da massa – ela lembra areia mesmo. Por isso, é melhor sempre trabalhar com ela gelada.

– Ingredientes:

125g de farinha de trigo;

125g de amêndoas em lascas;

110g de açúcar refinado;

125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;

30g de cacau em pó 100%;

100g de chocolate meio amargo.

– Modo de Preparo:

Bata as amêndoas com o açúcar para criar uma farinha bem fina – para isso, eu uso um mixer, mas também vale usar o liquidificador.

DSCF5950
Faça uma farinha com as amêndoas e o açúcar – use o mixer ou o liquidificador

À essa farinha, misture a manteiga. Peneire a farinha de trigo e o cacau em pó e adicione-os à mistura de manteiga e amêndoas com açúcar. Mexa bem até que a massa fique homogênea. Eu prefiro usar as mãos nesse processo de preparo da massa.

DSCF5965

Embrulhe a massa com papel-filme e leve à geladeira por, pelo menos, uns 40 minutos.

DSCF5970
A massa deve ficar na geladeira por, pelo menos, 40 minutos, embrulhada em papel-filme

Preaqueça o forno a 180ºC. Tire a massa da geladeira e faça bolinhas de 10g, cada uma. É importante que as bolinhas fiquem do mesmo tamanho para que você consiga uni-las com o chocolate. Se não tiver balança, faça bolinhas do tamanho de mini-brigadeiros. Disponha as bolinhas em uma assadeira forrada com papel-manteiga ou tapete de silicone. Leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos.

DSCF6007
Não parecem brigadeirinhos?

Deixe os biscoitinhos esfriarem completamente. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Monte os “baci” colando um biscoito ao outro com o chocolate derretido. Deixe firmar.

DSCF6015
Cole os biscoitinhos com o chocolate derretido
DSCF6032
Aceita um “bacio”?

Um comentário em “Baci di Dama – biscoitinho italiano de amêndoa com chocolate

Deixe uma resposta