A versatilidade do ragu

DSCF6168O ragu é um molho feito à base de carne (geralmente mais de uma) muito usado nas culinárias italiana e francesa. A carne usada no ragu não precisa, necessariamente, ser a moída – isso muda de acordo com a região onde o molho é feito.

Resolvi fazer esse post, para mostrar a versatilidade de um bom ragu, que por definição é feito em cozimento lento (cerca de cinco horas). A ideia aqui é sim fazer um molho bem apurado, mas por menos tempo. Para a carne, você pode escolher um corte picado na ponta da faca ou a carne moída mesmo, que será a minha dica aqui, por ser mais prática.

Desde o suculento molho de uma lasanha de domingo passando pelo recheio de uma panqueca até um sanduíche no pão francês, o ragu é aquele molho que faz a diferença em um prato simples, que dá aquele gostinho de quero mais.

– Ingredientes:

400g de carne moída (pode ser patinho, alcatra, coxão mole);

200g de carne de porco moída (aqui pode ser também linguiça moída);

1 xícara de vinho tinto;

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;

1 colher de sopa de mel;

1 lata de tomate italiano;

Sal, pimenta do reino e páprica a gosto;

Louro, alecrim e manjericão a gosto;

Água.

– Modo de Preparo:

Refogue as carnes mexendo para que fiquem bem soltinhas, até secar. Acrescente o tomate, o vinho tinto, o vinagre e o mel. Mantenha o fogo baixo e mexa para que os ingredientes se misturem bem. Tempere com sal, pimenta e páprica. Acrescente as ervas.

DSCF6157

DSCF6162
Já com as carnes bem refogadinhas, acrescente os outros ingredientes para que o molho possa apurar beeeem devagar

Mantenha o fogo bem baixo e deixe o molho apurar – quando você perceber que o molho está secando, acrescente uma xícara de água e deixe apurar, com a panela tampada. Cuide sempre para que o molho não seque completamente – sempre que necessário acrescente um pouco mais de água.

Eu costumo deixar esse ragu no fogo por umas duas horas e meia. Prove para acertar o sal e se sentir um pouco de acidez do tomate, coloque um pouquinho mais de mel.

Faça um simples macarrão, misture-o ao molho, rale um queijinho por cima e mangia che te fa bene!

DSCF4368
O molho pode ser o recheio de uma bela lasanha…
DSCF5540
E, no dia seguinte, pode salvar a pátria em um saboroso sanduíche, o famoso buraco quente!

Deixe uma resposta