Barrinha de Cereais Caseira

Não tem jeito – especialmente à tarde, a vontade de comer um docinho é inevitável – e é aí que mora o perigo de atacar um chocolate, um doce cheio de açúcar ou qualquer outra bobagem que esteja à distância de uma mão.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da nossa alimentação, tenho optado por ingredientes mais saudáveis e orgânicos. Nada muito radical, mas se você tem certeza de que algo não te faz bem, melhor evitar, não é? Então, para aplacar essa fominha entre refeições, resolvi testar uma receita de barrinha de cereais caseira.

A ideia é ter um lanchinho saudável, saboroso e fácil de fazer. A textura dessa barrinha é mais macia mesmo, diferente das barrinhas industrializadas e ela deve ser mantida na geladeira, afinal não possui conservantes. A combinação de frutas secas e castanhas deve ser feita de acordo com o gosto de cada um. Aqui vai uma ideia de composição, mas deixe a criatividade livre para outras possibilidades.

– Ingredientes:

1 ½ xícara de aveia em flocos;

1 ½ xícara de mix de castanhas torradas (no meu mix tinha castanha do Pará, amêndoas, castanha de caju e nozes);

1 xícara de passas brancas e pretas (ou qualquer outra fruta seca, como cranberries ou damascos, por exemplo);

2 bananas Prata amassadas;

¼ xícara de melado;

½ xícara de açúcar mascavo;

1 colher (sobremesa) de canela;

2 colheres (sobremesa) de cacau em pó 100% (opcional);

1 colher (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente.

– Modo de Preparo:

Corte as castanhas em pedaços menores e misture todos os ingredientes até que forme uma massa homogênea. Forre uma assadeira com papel-manteiga e unte-a. Espalhe a massa e acerte-a na assadeira com uma espátula. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 40 minutos.

DSCF6458
Corte as castanhas, mas não as deixe muito pequenas. É importante sentir a textura delas na mordida
DSCF6469
Misture bem, de maneira que fique uma massa homogênea
DSCF6472
Acerte a massa em uma assadeira forrada com papel-manteiga e untada

Tire a assadeira do forno e deixe esfriar completamente. Leve-a à geladeira até que as barrinhas estejam bem firmes (cerca de cinco horas ou mais). Corte-as do tamanho que desejar e as conserve em geladeira.

DSCF6475

Lanchinho saudável e saboroso para qualquer momento!

 

Deixe uma resposta