Broinha de fubá com recheio de goiabada cremosa

Não sei se é a proximidade do período de festas juninas ou o friozinho que já está entre nós, mas a verdade é que a vontade de comer um docinho de fubá ou um bolo bem com jeito de casa de vó, acompanhado de um cafezinho, fica quase irresistível nessa época do ano, vocês não acham?

Por conta disso, resolvi dar aqui no blog uma receita de broinha de fubá, que já testei algumas vezes e fica ótima! A receita é da querida Rita Lobo, mas resolvi incrementá-la com um recheio cremoso de goiabada, que você pode adicionar ou não. Eu acho que a goiabada combinou bem com o fubá e deu uma carinha de festa para a broinha.

Se mesmo com essa receita, você ainda estiver com vontade daquele bolo de fubá, bem junino, clique aqui que também tem essa receita no blog…;-)

– Ingredientes para a broinha:

1/3 xícara (chá) de fubá mimoso;

¾ xícara (chá) de farinha de trigo;

½ xícara (chá) de leite;

½ xícara (chá) de água;

2 colheres (sopa) de açúcar;

75g de manteiga sem sal;

3 ovos;

½ colher (chá) de sal;

1 colher (chá) de erva-doce.

– Ingredientes para a goiabada cremosa:

200g de goiabada em pedaços;

3 colheres (sopa) de água;

4 colheres (sopa) de creme de leite fresco.

 

– Modo de Preparo da broinha:

Preaqueça o forno a 220ºC. Unte uma assadeira com manteiga ou use um tapetinho de silicone, próprio para assar biscoitos/ bolinhos.

Misture em uma panela o leite, a água, o açúcar, a manteiga, o sal e erva-doce. Leve ao fogo médio até começar a ferver, mexendo sempre. Adicione o fubá e a farinha de trigo e mexa bem até formar uma massa lisa. Continue mexendo por mais uns dois ou três minutos, sem parar.

DSCF6541
Comece misturando leite, açúcar, manteiga, água, sal e erva-doce, em fogo médio, até levantar fervura
DSCF6553
Depois de adicionar o fubá e o trigo, cozinhe por mais alguns minutos

Transfira a mistura para a tigela da batedeira e bata em velocidade para esfriar a massa – isso é muito importante para esfriar a massa antes de adicionar os ovos.

DSCF6569
Enquanto esfria, na batedeira, a massa ganha consistência de farofinha

Adicione os ovos, um a um, e bata bem entre cada adição. Depois do último ovo, continue batendo por mais uns dois minutos até que fique uma massa brilhante e elástica.

DSCF6578
Essa é a massa pronta!!

Com uma colher de sorvete, ou com um bico de confeiteiro, faça bolinhas e polvilhe-as com fubá. Leve ao forno alto por 15 minutos, depois abaixe o fogo para 180ºC e asse por mais uns 20 minutos.

DSCF6580
Se você prefere uma broinha mais rústica, pode fazê-las dessa forma, com a colher de sorvete. Se prefere que elas fiquem mais bonitinhas, use um saco de confeiteiro

– Modo de Preparo da goiabada cremosa.

Leve ao fogo a goiabada cortada em cubos e a água – derreta a goiabada, mexendo sempre para que ela não grude na panela.

DSCF6584

Quando a goiabada já estiver derretida, acrescente o creme de leite e continue mexendo.

Deixe esfriar.

Para rechear as broinhas, você precisará de um saco de confeiteiro e um bico fino, para que você possa fazer um furo embaixo da broinha e recheá-la. Coloque a quantidade de recheio que desejar e sirva em seguida.

DSCF6621
Use um bico fino para rechear as broinhas sem quebrá-las
DSCF6623
Pode vir friozinho, que já estamos te esperando….

Deixe uma resposta