Canjica sem panela de pressão

De todas as comidinhas próprias do período das festas juninas, a que eu mais gosto é, sem dúvida, a canjica (ou mungunzá, como se diz no Nordeste do País). Não tem nada mais reconfortante para uma noite fria do que um potinho de canjica bem quentinha salpicada com canela.

Como aqui em casa, eu sou a única fã dessa delícia (marido bobinho, né?), ao invés de fazer, sempre esperei as doações da mãe ou da sogra, que me presenteiam com um pote de canjica, nessa época de frio. Mas esse ano eu resolvi testar uma receita feita em cozimento lento, fogo baixo, nada de panela de pressão.

Então, se você não tem panela de pressão, saiba que isso não é empecilho para fazer uma canjica bem cremosa e cheia de sabor. Vamos à receita?

– Ingredientes :

250g de milho para canjica (como eu faço só para mim, uso meio pacote de 500g, mas, se você quiser, pode dobrar a receita e fazer o pacote todo);

Água

1 ½ xícara de leite;

1 xícara de leite de coco;

¼ a ½ xícara de leite condensado;

1 a 1 ½ xícara de açúcar refinado (dose o açúcar de acordo com a quantidade de leite condensado, para que não fique muito doce);

Cravo, canela em pó e canela em pau a gosto.

– Modo de Preparo:

Deixe o milho de canjica de molho na água, de um dia para o outro. Isso facilitará o cozimento do grão.

DSCF6697
Deixar a canjica de molho facilitará o cozimento

Coloque a canjica para cozinhar coberta de água, em fogo médio, por cerca de 40 a 50 minutos ou até que o grão esteja cozido, mas al dente.

DSCF6700
Quem disse que precisa de panela de pressão para fazer canjica? Se você tiver tempo, tente essa opção de cozimento lento

Escorra a água e coloque a canjica para cozinhar com o leite, leite de coco, leite condensado, açúcar e especiarias, mexa bem e deixe em fogo baixo por, aproximadamente, 40 minutos, mexendo de vez em quando. Você pode adicionar mais leite durante o cozimento, caso ache que a canjica está muito grossa. Cuidado para que o leite não ferva e derrame por todo o fogão.

DSCF6703
O leite de coco dá um gostinho incrível à receita

Experimente o grão para sentir o ponto do cozimento – eu não gosto de deixar a canjica muito mole, porque se você quiser requentá-la, o grão perde totalmente a textura, mas isso vai do gosto de cada um.

Deixe o caldo ficar bem cremoso e sirva a canjica bem quente e polvilhada com canela e pó.

DSCF6715
Huuummmm…delícia junina!

6 comentários em “Canjica sem panela de pressão

  1. Bom dia. Gostaria de saber se jogo fora a água que ficou de um dia para outro ou vizinho nessa mesma água? Agradeço pela atenção e compreensão. Maria

Deixe uma resposta