GELATO BOUTIQUE COMEMORA UM ANO E LANÇA FESTIVAL DE GELATOS DO PARÁ

DSCF4125A Gelato Boutique, gelateria com duas lojas em São Paulo – uma nos Jardins e outra no shopping Cidade São Paulo – é especializada em sorvete ao estilo italiano. Mas isso não quer dizer que por lá só se encontram sabores vindos da Itália. Pelo contrário! De acordo com a chef gelatière Marcia Garbin, o conceito de gelato no país da bota é o de aproveitar os ingredientes locais, frescos, no seu melhor momento de maturação. “Se você viajar pela Itália, provará sorvetes diferentes em cada região do país”, afirma.

Por conta disso, a chef tem estudado cada vez mais os ingredientes brasileiros para aproveitá-los na gelateria, em combinações criativas e muito saborosas. “Temos uma quantidade tão grande e variada de matéria-prima brasileira, que seria um desperdício fazer só sorvete com ingredientes europeus”, complementa Marcia.

Além da utilização de ingredientes locais, Marcia faz um sorvete artesanal, sem conservantes, corantes ou espessantes – tudo é feito na própria loja, inclusive as casquinhas. São produzidas, em média, seis mil casquinhas por mês, que servem de base para sabores como o premiado Caffe Lime (melhor sorvete no festival de Firenze de 2013), que combina café com raspas de limão, ou o Ammapassione – chocolate Amma, maracujá e nibs de cacau, entre outros.

Para o período de 15 a 21/07, a chef criou o Festival de Gelatos do Pará, com oito opções de sorvetes feitos com ingredientes típicos do estado do Pará – os sabores são: queijo do reino com cupuaçu, sorbetto de cajá com cachaça orgânica, gelato de leite de búfala com chocolate selvagem, sorbetto de açaí, gelato de castanha do Pará e bacuri. Provamos o delicioso e intenso açaí – nada a ver com esse açaí congelado, servido com guaraná e banana, facilmente encontrado por essas bandas do Sudeste – além do delicado sorbetto de cajá com cachaça orgânica e o gelato de Castanha do Pará, que é de uma cremosidade incrível.

DSCF6840
O delicado sorbetto de cajá com cachaça orgânica combina perfeitamente com o gelato de Castanha do Pará

A nova seleção de sabores nasceu após uma viagem de Marcia para participar do Festival Ver-o- Peso da Cozinha Paraense, que aconteceu em maio deste ano, na cidade de Belém (PA). “Esse é um dos festivais gastronômicos mais importantes do Brasil. Chefs nacionais e internacionais trocam experiências, participam de palestras e conhecem os ingredientes locais, fornecedores, formas de plantio. É uma imersão nesse universo amazônico”.

DSCF6839
A casquinha feita artesanalmente recebe o intenso Açaí, que faz pate do festival Gelatos do Pará

Com a mala cheia de ideias e ingredientes, a chef desembarcou em São Paulo e começou a fase de testes até chegar nos oito sabores do festival. Os fornecedores para os ingredientes regionais são todos do Pará.

DSCF6847
A chef gelatière Marcia Garbin, estudo e respeito pelo ingrediente nacional!

Marcia tem formação na confeitaria clássica francesa, pela Cordon Bleu de Paris, mas foi no trabalho com o gelato, na Itála, que a chef encontrou sua verdadeira paixão. Ao voltar ao Brasil, depois de quase 10 anos de estudo e trabalho na Europa, a chef resolveu se dedicar à criação dos gelatos, primeiro com carrinhos de sorvete, em eventos gastronômicos e, há um ano, com a abertura das lojas. “Hoje, no Brasil, já temos bons confeiteiros, mas pouquíssimos sorveteiros. Não tenho a intensão de transformar a Gelato Boutique em uma rede com muitas lojas, mas sim de continuar estudando sabores nacionais e desenvolver gelatos artesanais com esses sabores”, finaliza.

Gelato Boutique
Rua Pamplona, 1023 – Jardins
Shopping Cidade de São Paulo – Av. Paulista, 1230
Fone: (11) 3541-1532
Site: www.gelatoboutique.com.br

 

 

Um comentário em “GELATO BOUTIQUE COMEMORA UM ANO E LANÇA FESTIVAL DE GELATOS DO PARÁ

Deixe uma resposta