CAMDEN HOUSE – QUANDO A PRIMEIRA IMPRESSÃO NÃO É A QUE FICA

Sabe aqueles lugares que você ouve falar muito bem, mas que quando você finalmente resolve conhecer, é aquela decepção? Esse foi nosso banho de água fria na primeira vez que estivemos no Camden House – gastropub localizado no bairro do Itaim (SP).

Escolhemos um almoço de domingo para conhecer os pratos desenvolvidos pela chef Elisa Hill. Como sempre faço, liguei na casa antes de sairmos e quem me atendeu disse que a casa estava cheia, mas com menos de uma hora de espera – resolvemos arriscar.

Chegamos lá e, realmente, a casa estava quase cheia, mas havia uma mesa vazia. O garçom nos levou à mesa e, antes de sentarmos, ele nos disse que havia se enganado e que a mesa era de uma família que estava esperando. Ele nos acomodou em uma mesinha lateral e disse que a próxima mesa seria nossa.

Nesse meio tempo, o garçom não nos trouxe cardápio, não perguntou se queríamos beber alguma coisa, enfim, fomos completamente ignorados. Depois de muito tempo e mais de uma tentativa de chamá-lo, ele nos trouxe o cardápio.

Finalmente nossa mesa vagou – foi quando acontece o inesperado, a mesa estava sendo limpa por um outro garçom que iria acomodar um casal que chegou depois de nós! Gota d’água, irritação no máximo, sensação total de desrespeito – levantamos e fomos embora, com fome!

Como postamos uma foto no Instagram e contamos o ocorrido quase como um desabafo, a chef Elisa Hill viu a postagem e nos convidou a voltarmos à casa, em um dia de nossa escolha, com reserva feita diretamente com ela. Confesso que tive vontade zero de aceitar o convite, mas a gula de provar o famoso beef Wellington feito pela chef nos fez dar mais uma chance ao local.

O Camden House tem como proposta ser um bar com ótima cozinha, o chamado gastropub – é possível provar uma cerveja artesanal, na pressão ou em garrafa, e jantar com qualidade. A cozinha da chef Elisa é composta principalmente de clássicos da culinária inglesa, já que ela trabalhou em Londres por 11 anos.

Assim, no dia de nossa reserva, fomos recepcionados pelo gerente Rodrigo, que nos tratou com muita atenção e até nos ofereceu uma taça de espumante como cortesia.

Provamos, como entrada, o croquete de rabada cozida em cerveja Stout e servido com molho barbecue feito na casa – os bolinhos estavam suculentos e muito saborosos. O molho estava incrível.

DSCF7071
Croquete de rabada cozida em Stout com molho barbecue artesanal – ótimo petisco para acompanhar uma boa cerveja

Como principais, eu não resisti ao famoso beef Wellington, que no dia da nossa primeira visita só vi chegar nas mesas vizinhas. O prato é um clássico “de festa” britânico: consiste em uma peça de filé mignon selada, coberta por um purê de cogumelos e embrulhada em massa folhada – a ideia é que a carne chegue à mesa no ponto rosado, suculento e com a crocância da massa folhada bem assada. O prato que provamos no Camden House não deixa nada a desejar ao que provamos na terra da rainha – suculento, bem temperado, com o sabor intenso dos cogumelos e a massa, que também é feita na casa, muito bem assada e crocante – delicioso.

DSCF7077
O delicioso beef Wellington vem acompanhado de batatas crocantes e legumes

O Fábio provou a Fraldinha ao molho bordelaise (à base de vinho), cogumelos Porcini e fritas – a carne veio no ponto pedido (ao ponto) e muito saborosa.

DSCF7075
Fraldinha ao molho bordelaise – boa opção do cardápio do Camden House

Entre as sobremesas provamos outro clássico – o stick toffee pudding – denso e rico bolo de tâmaras acompanhado de caramelo (que já fizemos, inclusive… quem quiser se arriscar, a receita está aqui). No Camden, a sobremesa vem acompanhada de um sorvete de baunilha artesanal e uma farofinha crocante.

DSCF5571
Sticky Toffee Pudding – outro clássico da culinária inglesa – o bolo de tâmaras com caramelo ganha a companhia do sorvete de baunilha, que dá um toque especial à sobremesa

Provamos também o Trio de chocolates – mousse de chocolate branco, ao leite e amargo sobre biscoito de avelã crocante e calda de chocolate – duvido que exista um chocólatra que não babe nessa belezura.

DSCF7081
E para agradar qualquer tipo de chocólatra, o Trio de chocolates – delicado e intenso ao mesmo tempo

No fim das contas, descobrimos que a cozinha da chef Elisa Hill é, sim, muito bem cuidada e harmoniosa. Os pratos são bem executados e os ingredientes bem escolhidos. Nossa ressalva fica por conta do serviço – no dia da nossa volta, tudo funcionou perfeitamente. Mas, fomos convidados e eles sabiam que já havia ocorrido um problema anterior… e, em dias normais? De acordo com o gerente, a brigada está sendo toda modificada, para que o atendimento entre nos eixos. Esperamos, sinceramente, que a casa acerte esse quesito, afinal uma experiência gastronômica não se faz apenas de boa comida.

Camden House
Rua Manuel Guedes, 243 – Itaim
Fone: (11) 2369-0488
Site: www.camdenhouse.com.br

Deixe uma resposta