JIQUITAIA – SABOROSA COMIDA BRASILEIRA NO BAIXO AUGUSTA

Sabe aquele almoço de fim de semana, bem preguiçoso, de comer devagar, saboreando os pratos, em um local bem charmosinho, nada pretensioso e com um atendimento bem atencioso? Essa foi a sensação que tivemos em nossa visita ao Jiquitaia, restaurante de cozinha variada com inspiração brasileira, que fica na região do baixo Augusta, pertinho da Frei Caneca.

O Jiquitaia existe há três anos e é comandado pelo chef Marcelo Corrêa Bastos, que desenvolve com maestria pratos da cozinha brasileira, com um toque de delicadeza e simplicidade. Visitamos a casa em um sábado no período do almoço, bem tardio é verdade. Chegamos por volta de 15h e a casa ainda estava com espera, mas nada desesperador – após 30 minutos já estávamos sentados para começarmos nossa refeição.

O ambiente do restaurante é bem clean e descontraído e o atendimento foi muito simpático e atencioso. O cardápio oferece a opção de menu completo, com entrada, prato e sobremesa ou os pratos avulsos, a escolha do freguês.

Nhoque de banana-da-terra com ragu de carne-seca - delicado e saboroso
Nhoque de banana-da-terra com ragu de carne-seca – delicado e saboroso

Começamos com um nhoque de banana-da-terra com ragu de carne-seca. Pedimos uma entrada só porque não queríamos abrir mão da sobremesa. A doçura da banana contrasta perfeitamente com o salgadinho da carne-seca e deixa o prato muito saboroso. Em um primeiro momento, achei a porção pequena, mas era uma entrada, né? Depois fiquei pensando que o chef foi muito feliz em colocá-lo como entrada. Talvez se fosse um prato principal, o nhoque ficaria um pouco enjoativo.

Como pratos principais eu pedi um arroz de pato com tucupi e magret e o Fábio pediu uma costelinha de porco com molho barbecue de tamarindo e mandioca frita. Meu pai é paraense, então ele adora, quase que por tradição o tal pato no tucupi. Eu nunca quis nem provar (sim! Aquela chatice boba ainda me pega). Mas, hoje resolvi escolher o arroz de pato com magret e que supresa boa! Que delícia de combinação – o arroz molhadinho, bem temperado, muito saboroso e o magret corretamente mal-passado é  de um sabor sensacional. É o tipo de prato que você come feliz, sabe? Quase um carinho no estômago.

Arroz de pato com magret - ponto perfeito da carne
Arroz de pato com magret – ponto perfeito da carne

O Fábio escolheu a costelinha de porco com molho barbecue de tamarindo e também adorou. A carne estava muito tenra por dentro e crocante por fora. O molho combina o azedinho da fruta com uma doçura própria do barbecue – ele até achou que o molho poderia ser um pouco mais azedinho.

Tenra costelinha de porco com molho de tamarindo
Tenra costelinha de porco com molho de tamarindo
Cheesecake aerado com a exótica calda de jabuticaba
Cheesecake aerado com a exótica calda de jabuticaba

Para sobremesa, fomos de brigadeiro de colher com farofa crocante e cheesecake com calda de jabuticaba. Os dois encerraram a refeição com perfeição e alegria. Cheesecake bem aerado e um brigadeiro em ponto bem cremoso, que ganhou a textura incrível do pé-de-moleque quebradinho. Depois de tudo isso, só nos restou dar uma volta na região da Augusta para gastar as calorias prazerosamente adquiridas.

Restaurante Jiquitaia – Rua Antonio Carlos, 268 – Consolação
Fone: (11) 3262-2366
http://jiquitaia.com.br

Deixe uma resposta