Bolinho de carne e linguiça calabresa

Delícia salvadora dos dias de correria!
Delícia salvadora dos dias de correria!

Adoro fazer receitas elaboradas – dessas que você tem que pesquisar um determinado ingrediente difícil de encontrar ou que envolva técnicas mais complexas. É um exercício do testar – tanto a habilidade com as panelas quanto a ansiedade para saber se o prato dará certo e ficará gostoso.

Mas, apesar disso, para quem precisa cozinhar no dia a dia os pratos elaborados estão quase proibidos e uma parcela de praticidade é sempre muito bem-vinda. Por conta disso, resolvi postar a receita desse bolinho de carne com linguiça calabresa, que é um verdadeiro salvador naqueles dias de correria em que você acha que o luxo será ter 15 minutos para preparar e comer o almoço.

Esse bolinho é uma receita da minha sogra adaptada por mim. Na versão dela não ia a calabresa, mas, em um dia que eu tinha calabresa moída na geladeira, fiz o teste e achei que a combinação da carne vermelha com a linguiça deixou o bolinho ainda mais saboroso. Também já o preparei na versão frango e posso dizer com toda certeza que fica muito mais gostoso do que aqueles “nuggets” de supermercado, sabe?

Gosto de preparar esse bolinho em um domingo daqueles sem compromisso, porque essa é uma receita que rende e os bolinhos que sobram do almoço podem ser congelados e utilizados em um dia mais corrido.

Além de ser um ótimo acompanhamento para um macarrão ao pesto, por exemplo, esse bolinho também salva a vida quando você for receber amigos em casa e quiser servir um petisco gostoso acompanhado de uma cervejinha. Uma verdadeira maravilha!

Vamos à receita!

– Ingredientes

300g de carne moída (eu costumo usar patinho ou coxão mole);

150g de linguiça calabresa moída (você também pode tirar a pele da linguiça e amassá-la com um garfo, para que fique moidinha);

Tempero a gosto (eu uso sal, pimenta branca e páprica doce);

Um pão francês;

2 ovos;

2 colheres de sopa de leite;

1 colher de sobremesa da farinha de trigo (eu gosto do bolinho crocante por fora e molinho por dentro – se você preferir que ele fique mais consistente por dentro pode colocar uma colher de sopa de farinha);

Farinha de empanar Panko;

Óleo para fritar

– Modo de Preparo

Refogue a carne moída sem tempero até que fique bem soltinha e já cozida. Neste momento, tempere a carne como gostar e acrescente a calabresa. Mexa bem. Pique o pão francês em pedaços pequenos e umedeça o pão com o leite (use, aproximadamente, uma colher de leite). Acrescente o pão picado à carne mexendo bem. O pão dará a “liga” para o bolinho. Mexa em fogo baixo até que o pão esteja completamente incorporado à carne.

A linguiça calabresa dá o toque especial ao bolinho
A linguiça calabresa dá o toque especial ao bolinho
O pão dará a liga ao bolinho - misture-o até que fique bem incorporado à carne
O pão dará a liga ao bolinho – misture-o até que fique bem incorporado à carne

Misture um ovo, o restante do leite (mais uma colher de sopa) e a farinha de trigo. Faça uma massinha e junte-a à mistura de carne e pão. Com o fogo baixo, misture bem e rapidamente para que o ovo não empelote. Nesse ponto a carne já se transformou em uma massa, que dará formato aos bolinhos. Depois que estiver bem homogêneo, apague o fogo e deixe esfriar um pouco para que você possa manipular os bolinhos.

Misture o ovo rapidamente
Misture o ovo rapidamente

Com a massa mais morna, faça bolinhas com a mistura. Em seguida passe os bolinhos no ovo batido e na farinha Panko – essa é uma farinha de pão muito utilizada na culinária japonesa. Na minha opinião é um dos segredos de um empanado perfeito.

A farinha Panko é um curinga dos empanados
A farinha Panko é um curinga dos empanados

Frite os bolinhos em óleo quente e escorra-os em papel-toalha. Essa receita rendeu 24 bolinhos.

Óleo quente = fritura sequinha
Óleo quente = fritura sequinha

Dica: Se quiser congelar os bolinhos, espere que eles esfriem e os acondicione em um ponte plástico forrado com papel-toalha. Quando for utilizá-los, coloque-os diretamente do freezer no forninho elétrico pré-aquecido ou no micro-ondas (eu prefiro sempre o forninho elétrico. Não gosto de micro-ondas, nem tenho um em casa). Como ele já foi frito uma vez, basta aquecê-los e voilà!

Crocantes por fora e macios por dentro
Crocantes por fora e macios por dentro

Deixe uma resposta