SAL GASTRONOMIA – O PRIMEIRO TOQUE DE MIDAS DO CHEF HENRIQUE FOGAÇA

Cozinha do Sal em ação - balé perfeito!
Cozinha do Sal em ação – balé perfeito!

É bem verdade que depois do fenômeno do reality gastronômico Master Chef tudo o que os chefs jurados tocam vira ouro. Porém, o primeiro toque de Midas do chef Henrique Fogaça, foi o restaurante Sal Gastronomia, que abriu as portas em 2005.

O chef começou sua carreira gastronômica com uma Kombi de lanches, foi estagiário do premiado Alex Atala, do D.O.M., em 2008, foi eleito chef revelação pela revista Veja SP e, desde então, não parou mais. Além do Sal, o chef também está a frente dos bares Cão Véio e Admiral’s Place e do recém-inaugurado Jamile.

Conhecemos o Sal há alguns anos e nossa vontade de voltar à casa, depois da criação do blog, vinha sendo adiada pela impossibilidade de uma reserva, já que depois da exposição televisiva de Fogaça ficou praticamente impossível visitar o local.

Mas…somos famintos e não desistimos nunca. Em um dia em que estávamos pensando em um lugar para almoçar resolvi ligar no concorrido Sal. A atendente muito educadamente me informou: “Reserva para duas pessoas? Só para janeiro de 2016!” Porém, havia a possibilidade de tentarmos a sorte sem reserva mesmo – vai que alguma alma caridosa desiste do almoço, não é? E assim fizemos, na certeza de que um plano B teria que ser colocado em ação.

Chegamos ao restaurante, que é bem pequeno, e fica na frente da Galeria Vermelho, no bairro do Higienópolis, por volta de 14h30 de um sábado. Sim! O restaurante estava lotado. Porém, tivemos a sorte de dois bancos no balcão, de frente para a cozinha, estarem vazios.

Sinceramente, em um primeiro momento, eu nem queria sentar ali – me parecia apertado e desconfortável, mas como estávamos com fome e eu não queria esperar até o ano que vem para comer a comida de Fogaça, resolvemos arriscar. E qual não foi na nossa surpresa, o balcão é o melhor lugar do restaurante, já que é possível ver a cozinha trabalhando a pleno vapor. O chef celebridade não estava na casa, mas sua cozinha é tão bem azeitada e seu staff tão bem treinado, que dá gosto de ver os meninos, todos muito jovens, mexerem molhos, montarem pratos e prepararem carnes em ponto perfeito.

Mas, além de ver queríamos comer e comemos muito bem. Nossa entrada foi um palmito Pupunha assado com lascas de castanha do Pará e manjericão – delicado, saboroso, com o contraste perfeito entre a maciez do palmito e a crocância da castanha levemente tostada – sensacional.

A entrada de palmito Pupunha com castanha do Pará e manjericão - delicado e saboroso
A entrada de palmito Pupunha com castanha do Pará e manjericão – delicado e saboroso

Para os pratos principais, eu pedi o espetacular nhoque de mandioquinha com ragu de javali, um dos carros-chefe da casa e, provavelmente, um dos mais gostosos. O nhoque é finalizado na frigideira e vem acompanhado de um suculento ragu de carne de javali. O prato é um carinho no estômago – a massa derrete na boca e combina perfeitamente com a carne de caça, que tem um sabor intenso, mas bem equilibrado.

Nhoque de mandioquinha com ragú de javali - um dos pratos chefs da casa
Nhoque de mandioquinha com ragu de javali – um dos carros-chefe da casa

Já o Fábio pediu o Cupim na manteiga de garrafa com mandioca cozida e farofa de banana. O cupim é cozido lentamente no vácuo, o que deixa a carne, que tende a ser seca, muito tenra e saborosa. Os acompanhamentos estavam perfeitos e muito harmoniosos.

Cupim em manteiga de garrafa com mandioca cozinha e farofa de banana -
Cupim em manteiga de garrafa com mandioca cozida e farofa de banana – carne em cozimento perfeito

Para as sobremesas, eu fui de brigadeiro com castanha do Pará e sorvete de paçoca, uma delícia! O crocante da castanha, de novo, faz a diferença e dá toda uma graça ao prato. O Fábio não se conteve com a altura do suflê de goiabada, que vimos sair do forno, e se jogou na sobremesa, que é servida com requeijão – outro gol do Sal.

Suflê de goiabada com requeijão - olha que coisa mais linda!!
Suflê de goiabada com requeijão – olha que coisa mais linda!!
Brigadeiro com crocante de castanha do Pará e sorvete de paçoca - delícia! afinal, nada pode dar errado tendo brigadeiro envolvido
Brigadeiro com crocante de castanha do Pará e sorvete de paçoca – delícia! afinal, nada pode dar errado tendo brigadeiro envolvido

Para fechar a refeição com chave de ouro, o café é da Isabela Raposeiras, do Coffee Lab. Essa foi a nossa segunda visita ao Sal e estava tudo impecável. E não se acanhe de sentar no balcão. Além de comer como um rei você ainda terá uma aula de gastronomia incrível, com gente que respeita os ingredientes, as técnicas e sabe que a cozinha é muito mais do que um reality gastronômico.

Sal Gastronomia – Rua Minas Gerais, 352 – Higienópolis
Fone: (11) 3151-3085
Site: www.salgastronomia.com.br

Deixe uma resposta