Petit Gateau

Como estamos em semana de Páscoa, fica quase impossível não pensar em chocolate e nas deliciosas receitas que esse ingrediente pode proporcionar. Pensei em algo que tenha o chocolate como protagonista, que não seja muito difícil e que impressione os convidados no almoço de Páscoa, por exemplo.

O Petit Gateau é um bolinho francês e sua criação é atribuída ao estrelado chef Michel Bras. A graça e o sabor especial dessa sobremesa estão no fato de o bolinho ser assado por fora e cremoso por dentro – deve ser servido quente, acompanhado de sorvete, calda ou simplesmente de frutas, como morango.

A preparação da massa é bem fácil, o pulo do gato é o tempo de forno, já que o bolinho deve cozinhar só para formar uma crosta e manter seu interior bem molinho. Um termômetro de forno e um cronômetro são peças chaves nessa missão.

– Ingredientes (rende três ou quatro bolinhos):

180g de chocolate amargo ou meio amargo;

40g de manteiga sem sal;

50g de açúcar refinado;

50g de farinha de trigo;

3 colheres de sopa de cacau em pó;

5 claras;

2 gemas.

– Modo de Preparo:

Derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Bata as claras em neve, na batedeira. Quando as claras estiverem quase no ponto, acrescente o açúcar e continue batendo até que fique bem firme.

Acrescente às claras, as gemas e o chocolate derretido já frio. Acrescente a farinha e o cacau peneirados juntos e incorpore-os à massa bem delicadamente, mexendo de baixo para cima para não perder o ar das claras em neve.

DSCF6232
Junte o chocolate derretido com a manteiga e as gemas às claras batidas em neve com o açúcar

Prepare os ramequins, untando-os e polvilhando com um pouco de cacau em pó. Coloque a massa até 3/4 dos potinhos e leve-os à geladeira por, pelo menos 30 minutos. Se não for servir na hora, os bolinhos podem ser congelados.

DSCF6236
Prepare os potinhos, coloque a massa e leve-os à geladeira

Preaqueça o forno a 200ºC e asse os bolinhos – esse é o momento crucial da receita. Para os meus ramequins, que têm 10cm de diâmetro e 3,5cm de profundidade, foram 15 minutos de forno, mas isso pode mudar de acordo com o seu forno e o tamanho dos seus potinhos. O ideal é marcar cinco minutos e ficar de olho para que o petit gateau não passe do ponto – quando você perceber que a volta está assada e o meio parece meio cru, o bolinho está pronto.

Desenforme-o, salpique o açúcar de confeiteiro e sirva ainda quente acompanhado de morangos ou de uma bola de sorvete.

DSCF6265
Atenção…
DSCF6269
Cremoooooso por dentro e muito saboroso…

Deixe uma resposta