14/04 – DIA MUNDIAL DO CAFÉ

DSCF6374

Para os apreciadores de um bom café, seja ele coado, espresso, com leite ou até na versão gelada, o dia 14/04 é uma data festiva – é quando se comemora mundialmente o Dia do Café.

O uso da bebida teve início em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. A planta chegou ao Brasil em 1727, pelo sargento-mor Francisco de Mello Palheta.

Para os paulistanos, famosos por sua paixão pelo cafezinho, uma forma poética de se comemorar a data é visitando a mostra fotográfica Perfume de Sonho – uma viagem ao mundo do café, do fotógrafo Sebastião Salgado. A exposição, que está no Instituto Tomie Ohtake (Pinheiros) até o dia 08/05, com entrada gratuita, retrata desde o cultivo até o transporte do grão aos compradores, em nove diferentes países produtores, além do Brasil, como Etiópia, Índia, Colômbia, Tanzânia, Costa Rica, entre outros.

Salgado, que tem forte relação com o café desde sua infância, já que acompanhava seu pai na colheita e, anos mais tarde, escreveu sua tese de doutorado em economia sobre o suprimento e a demanda mundial do grão, mostra com seu espetacular trabalho fotográfico como as diferentes culturas lidam com o manejo desse fruto tão admirado pelo mundo afora. Como diz o texto de abertura da mostra : “…São homens, mulheres e crianças que cultivam, colhem, limpam, secam e selecionam os grãos do café. Para aqueles que saboreiam um café em Veneza ou pelo mundo afora, eles mal existem, mas nunca deveríamos esquecer que os grãos que compõem o líquido de cada xícara de café já foram tocados por mãos humanas…”

DSCF6373

DSCF6388

DSCF6382

DSCF6383

DSCF6378

E, para finalizar o passeio, a dica é tomar um belo café ou cappuccino em um dos melhores points cafeeiros da cidade, o Coffee Lab, que fica próximo à exposição, na Vila Madalena. Programa completo para os amantes do adorado pretinho básico.

DSCF6391

Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Fone: (11) 2245-1900

Coffee Lab
Rua Fradique Coutinho, 1340 – V. Madalena
Fone (11) 3375-7400

 

Deixe uma resposta