UM COFFEE Co É OPÇÃO DE BONS CAFÉS LONGE DO EIXO JARDINS-V. MADALENA

dscf7393
O agradável ambiente da UM Coffee

Bom Retiro, São Paulo, bairro da região central da cidade conhecido pelo intenso comércio de roupas, tecelagens e casa de muitos imigrantes que ali construíram sua história. E é ali, pertinho da famosa rua José Paulino, entre sacolas lotadas e vestidos de festa, que está a UM Coffee Co, cafeteria aberta há quatro meses pelos irmãos de família coreana, Boram Julio Um e Garam Victor Um.

A história da UM começa em 2011, com a fazenda de café da família, que fica na região da Mantiqueira, em Minas Gerais, e exportava toda sua produção. Com o aumento do interesse interno pela bebida, os irmãos UM decidiram abrir a cafeteria, no prédio da família onde também é feita a torra do café. A elegante loja oferece cafés feitos com grãos próprios e de outros produtores.

Estivemos na casa em um sábado pela manhã – o atendimento, atencioso e conhecedor de cafés, nos explicou os métodos de extração e os tipos de grãos disponíveis. Provamos um cremoso cappuccino e um excelente e complexo bourbon amarelo, coado no método Hario V60. Para quem curte experimentar e comparar diferentes métodos de extração, além do expresso e do Hario V60, a UM ainda oferece o coado Kalita Wave, o Aeropress e o French Press.

dscf7381
A extração de café coado na Hario V60 é feita na mesa do cliente

As opções de acompanhamentos para o café são bem variadas, como o delicioso pão de queijo feito com queijo da Serra da Canastra, fornecido pela marca Lá da Venda. Croissants, mufins, cookies, éclairs e uma ótima torta de maçã feita na casa também fazem parte do cardápio. Há ainda lanches, tartines, entre outros.

dscf7398
A deliciosa torta de maçã pede um cafezinho
dscf7386
Todas as guloseimais foram pensadas para harmonizar perfeitamente com o café – pão de queijo da Serra da Canastra, cookies e torta de maçã

Uma curiosidade – você não achará sachês de açúcar com facilidade espalhados pela UM – essa é uma estratégia dos baristas para educar as pessoas a provarem o café sem açúcar, já que café de qualidade é tão saboroso que a adição do dulçor extra muitas vezes é desnecessária. Mas, se você, como eu, ainda não atingiu esse nível de desprendimento, não se acanhe – pode pedir o açúcar que eles te servem normalmente, sem torcer o nariz.

Uma vitrine serve de lojinha para quem quer levar a experiência para casa – pacotinhos de grãos, filtros, coadores estão disponíveis para venda. De acordo com Garam, o brasileiro está aprendendo a reconhecer e valorizar o café de qualidade. “Queremos que, cada vez mais, o excelente café brasileiro seja consumido internamente”.

dscf7396

dscf7401-2
A barista Midori e um dos sócios da casa, Garam – aroma e sabor intenso em cada xícara

Até o final do ano a UM deve ganhar asas – está entre os planos dos sócios abrir uma segunda loja, provavelmente no Itaim. “Abrimos a primeira loja como uma experiência e tem dado muito certo. A partir disso, queremos levar a cafeteria para outros bairros da cidade”, explica Garam. E quem reclama de cafés de qualidade espalhados por toda São Paulo?

UM Coffee Co
Rua Julio Conceição, 553 – Bom Retiro
Fone: (11) 3229-3988
Site: www.umcoffeeco.com.br

Deixe uma resposta