As filas à porta do Nino Cucina & Vino, no Itaim, nos fizeram adiar a visita para conhecer seu famoso cardápio elaborado pelo chef italiano Rodolfo de Santis (premiado como o chef do ano, em 2016, pela edição Comer e Beber da revista Veja São Paulo). Mas, depois que visitamos o Pepino, bar comandado pelo mesmo chef, a curiosidade ficou incontrolável e escolhemos um almoço durante a semana para a visita ao restaurante.
O Nino tem ambiente moderninho e aconchegante – esqueça aquelas cantinas barulhentas com crianças correndo entre as mesas. E os pratos seguem a mesma linha – comida reconfortante, como é característica da cozinha italiana, muito bem elaborada e com o toque de jovialidade do chef de 31 anos, nascido na região de Puglia, na Itália, e que chegou ao Brasil em 2010.
Para começar escolhemos como entrada o delicioso arancini, bolinho de risoto cremoso por dentro e crocante por fora. Fritura sequinha e bem feita.
Entre os pratos, eu escolhi um clássico – lasanha com ragu de cordeiro. E que lasanha, senhores! Molho saboroso e encorpado, massa no ponto certo, gratinado perfeito – tudo o que se espera de uma lasanha estava lá. Afinal, clássico é clássico!
O Fábio foi de linguini ao pesto com burrata e limão Siciliano – o prato ganha delicadeza com a adição da burrata e das raspas de limão, que contrastam com o saboroso molho pesto – o resultado é de um frescor que dá cara nova a um prato tradicional.
Para fechar com chave de ouro, não podia faltar uma das sobremesas que mais gostamos, o tiramisù. O leve creme de mascarpone veio bem aerado e equilibrado com as bolachas embebidas em café. E a finalização contou com uma generosa camada de cacau em pó, sem economia. Ótima pedida!
Saímos do Nino felizes, como deve ser um pós-almoço de pratos italianos, e com a certeza de que um toque de ousadia só deixa os clássicos ainda mais apetitosos.
Nino Cucina & Vino
Rua Jerônimo da Veiga, 30 – Itaim
Fone: (11) 3368-6863
Site: www.ninocucina.com.br