Quiche de queijos

Uma torta com cobertura à base de ovos e creme de leite, que pode ser servida no almoço, acompanhada de uma salada, ou no lanche da tarde, na fominha da noite…tem coisa melhor do que uma torta quentinha e bem saborosa?

Essa receita rende uma torta de uns 30cm, mas se você preferir, pode fazer uma menor e guardar o restante da massa na geladeira, já aberta em um quadrado, para mais uma torta rápida, naquele dia de correria.

Eu fiz a cobertura com quatro queijos – ricota, parmesão, ementhal e mussarela flor de leite (aquela que vem em bolinhas). Mas, fique à vontade para combinar os queijos que mais gostar – se quiser ainda pode colocar só um queijo e bacon fritinho cortado em cubinhos – a famosa quiche lorraine.

Vamos à receita.

– Ingredientes para a massa:

225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;

250g de farinha de trigo;

130g de fécula de batata;

1 ovo;

60ml de água;

8g de sal.

– Ingredientes para a cobertura:

250ml de creme de leite (prefiro o fresco, mas pode ser também o de caixinha);

2 ovos inteiros + 2 gemas;

120g de ricota;

60g de queijo ementhal;

60g de queijo parmesão;

3 bolinhas de queijo mussarela flor de leite;

sal, pimenta branca, noz moscada e tomilho.

– Modo de fazer a massa:

Peneire a farinha de trigo junto com a fécula de batata e reserve.

Bata os outros ingredientes na batedeira (com o batedor raquete) com 1/3 das farinhas, até que fique com uma consistência cremosa. Acrescente o restante das farinhas e bata até ficar homogêneo. A massa fica bem fácil de manusear.

DSCF7032
A massa é feita na batedeira, com o batedor do tipo raquete

Abra um quadrado de massa, entre duas folhas de papel-filme e leve à geladeira por duas horas.

DSCF7036
Abra um quadrado com a massa e deixe na geladeira por duas horas

Depois desse período abra a massa com o rolo, entre duas folhas de papel-manteiga – esse processo é um pouco difícil porque a massa estará gelada e pesada para ser aberta, mas tente deixá-la bem fininha, especialmente no meio.

DSCF7042

Ajeite a massa na forma, faça furos com um garfo e leve para o freezer, por 20 minutos.  Aqueça o forno em temperatura de 180ºC.

DSCF7046
Faça furos na massa para que ela não suba enquanto assa

Cubra a massa com papel-manteiga e coloque feijões ou bolinhas de cerâmica para fazer peso e a massa não subir. Leve-a ao forno por uns 15 minutos. Retire o peso e o papel-manteiga e deixe a massa no forno por mais uns 20 minutos até que comece a dourar.

DSCF7048

Tire a massa do forno e pincele uma gema de ovo batida para que a massa fique bem vedada. Deixe que ela esfrie e prepare a cobertura.

– Modo de fazer a cobertura:

Desmanche a ricota com um garfo e rale o parmesão e o ementhal. Misture o creme de leite, os ovos e os queijos – se você tiver um mixer, pode usá-lo para que a mistura fique bem homogênea. Tempere o creme da maneira que gostar – eu usei sal, pimenta branca, noz moscada e tomilho. Coloque a cobertura sobre a massa já fria e distribua as rodelinhas da mussarela. Leve ao forno por aproximadamente uma hora – não tenha medo do forno! A quiche deve ficar bem dourada mesmo – quando o cheiro de torta quentinha tomar conta da casa, deixe mais uns 10 minutos, para que a massa fique bem assada, e desenforme ainda morna.

DSCF7049
A cobertura fica bem líquida, mas como a massa foi pré-assada e vedada com a gema de ovo, a umidade não passa para a massa
DSCF7050
Distribua as rodelas de mussarela sobre a cobertura
DSCF7069
tcharan!! quiche dourada, perfumada e muuuito saborosa

Um comentário em “Quiche de queijos

Deixe uma resposta