Desvendamos os segredos dos cannoli de Buddy Valastro, o Cake Boss

Depois de amenizado o frenesi da abertura da Carlos Bakery aqui em São Paulo, mesmo que ainda não oficial, fiquei com a ideia fixa de reproduzir os famosos cannoli de Buddy em casa. Seria possível fazer aqueles rolinhos crocantes e recheados de creme na minha cozinha de todo dia? Ou os segredos do Cake Boss são fechados a sete chaves?

Pesquisamos na internet e achamos a participação de Budy em um programa americano ao estilo Ana Maria Braga e, sim, lá estava ele ensinando a fazer a famosa massa de cannolo.

Algumas dicas são importantes antes de começarmos a receita:

– a massa é mole mesmo. Então, conforme você começar a trabalhá-la na bancada enfarinhada, ela ficará mais fácil de abrir e cortar os círculos para serem fritos. Não desista! Dá certo!

– você pode fritar os rolinhos em um dia, guardá-los em uma vasilha fechada e recheá-los no dia seguinte. Porém, não os coloque na geladeira e nem os guarde recheados. A massa perderá a crocância;

– faça o creme e guarde-o na geladeira por algumas horas, antes de rechear seus cannoli. O creme ficará mais firme e será mais fácil manuseá-lo.

Vamos à receita?

– Ingredientes para a massa:

1 ¼ de xícara de farinha de trigo;

3 colheres (sopa) de açúcar cristal;

2 colheres (sopa) de banha (você também pode usar manteiga);

2 colheres (sopa) de vinagre branco;

1 ovo para a massa e um ovo batido para fechar os rolinhos de massa;

¼ colher (chá) de canela em pó;

¼ colher (chá) de sal.

– Ingredientes para o creme:

2 xícaras de ricota fresca;

½ xícara de cream cheese;

2/3 de xícara de açúcar cristal;

1 pitada de canela em pó (opcional);

1/3 de xícara de chocolate picado bem pequenininho;

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

– Modo de Preparo da massa:

Bata todos os ingredientes na batedeira, com o batedor do tipo gancho, por uns 10 minutos, na velocidade média. Assim que os ingredientes estiverem bem misturados, tampe a tigela com plástico-filme e deixe a massa descansar por um período de 30 minutos a três horas, em temperatura ambiente.

Bata a massa com o gancho da batedeira. Ela fica bem mole mesmo
Bata a massa com o gancho da batedeira. Ela fica bem mole mesmo

Enfarinhe uma bancada e abra a massa com o rolo (você também pode abri-la com uma máquina de  macarrão, se você tiver). Não deixe-a muito fina, porque ela pode furar, e nem muito grossa, para que não fique crua por dentro, na hora de fritar.

Corte a massa com um cortador e enrole-a no rolinho
Corte a massa com um cortador e enrole-a no rolinho

Corte círculos com um cortador ou com a boca de um copo. Deixe-os mais ovais e enrole-os nos rolinhos de cannolo (você pode encontrá-los em qualquer loja de artigos para confeitaria). Feche as abas dos rolinhos usando um ovo batido como “cola”.

rolinho de massa cannoli

Frite-os em óleo quente, com cuidado. Escorra a fritura em papel-toalha e tire os rolinhos quando estiverem mornos. Eles saem com facilidade da massa. Reserve.

Deixe que os cannoli amornem, antes de tirar o rolinho. Eles saem com facilidade da massa
Deixe que os cannoli amornem, antes de tirar o rolinho. Eles saem com facilidade da massa

– Modo de Preparo do recheio:

Esfarele a ricota e misture-a com o cream cheese até que se transformem em um creme homogêneo. Acrescente o açúcar e a canela e bata na batedeira até que esteja bem misturado. Passe o creme em uma peneira, para que os grumos de ricota sejam eliminados. Acrescente o chocolate picadinho. Leve à geladeira por, pelo menos uma hora.

Passe o creme por uma peneira, para que os grumos de ricota não atrapalhem na textura do recheio
Passe o creme por uma peneira, para que os grumos de ricota não atrapalhem na textura do recheio

Na hora de servir, use um saco de confeiteiro com um bico redondo para rechear os cannoli. Coloque o recheio dos dois lados do rolinho, do meio até a ponta. Polvilhe açúcar de confeiteiro para finalizar.

recheio de cannoli

Lindos, crocantes e deliciosos!!
Lindos, crocantes e deliciosos!!

Quer ver o Cake Boss em ação? Dá uma olhada no vídeo abaixo. Até ele se atrapalha com a massa:

Deixe uma resposta